O sistema de aquecimento solar para piscina é composto por coletores solares, tubulações em PVC para interligação entre a piscina e os coletores, uma motobomba para succionar a água da piscina (enviando-a aos coletores e retornando-a para a piscina), quadro de comando  e capa térmica.

Este sistema é projetado para realizar a captação dos raios solares, transferindo o calor gerado pelo sol diretamente para a água que circula no interior do sistema . A circulação da água entre a piscina e os coletores é realizada através de uma motobomba, que é acionada automaticamente pelo quadro de comando. A piscina funciona como o reservatório do sistema de aquecimento. O ideal é que a motobomba do sistema de aquecimento seja totalmente independente do sistema de filtro da piscina.

É extremamente necessária a utilização de capa térmica na piscina quando ela não estiver em uso para minimizar ao máximo as perdas de calor para o ambiente. O uso da capa térmica durante o período noturno é de fundamental importância.